ESPAÇO DE FÉ

Uma missão a cumprir

17/09/2012 11:59

Gosto muito das cartas que Paulo escreveu para Timóteo. Identifico-me muitas vezes com a missão designada ao jovem de Listra que se converteu ainda criança, na segunda viagem missionária do apóstolo. Segundo alguns teólogos, acredita-se que Paulo estava preso em Roma quando pediu que “seu filho amado” Timóteo assumisse o trabalho que iniciou em Éfeso. Alguns afirmam que o jovem tinha 17 anos, outros 21, mas não importam quais as idades, Timóteo era um rapaz e com uma grande responsabilidade: dirigir uma igreja composta por pessoas de todas as idades, jovens, adultos, viúvas e idosos.

Fico pensando nos desafios que aguardavam esse moço, mas ao mesmo tempo vejo que apesar da pouca idade Timóteo estava preparado para liderar os efésios. Nas duas cartas, denominadas cartas pastorais, Paulo passa diversas instruções importantes para o jovem. Dentre elas estão manter o padrão da sã doutrina, orientações para quem deseja servir na igreja, como lidar com os jovens e viúvas e principalmente como Timóteo deveria se comportar e conduzir sua própria vida. “Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros. Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.” (1Tm 4.14-15)

Paulo sabia também que além de ter que lidar com pessoas que deturpavam a Palavra de Deus, das necessidades dos jovens e das viúvas e de como escolher aqueles que serviriam a igreja, Timóteo teria que se manter firme perante os questionamentos quanto a sua idade. “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” (1Tm 4.12). O que entendo é que não importa a idade, sexo, cor, altura, estrutura física, diplomas ou situação financeira. Deus chama cada um para ser uma testemunha de Cristo em todos os lugares por onde formos ou passarmos. Ele nos tirou das trevas, nos resgatou, libertou e restaurou para que pudéssemos servi-lo e ser luz. “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pe 2.9)

Cada pessoa tem um chamado específico, mas a finalidade, o fim é o mesmo: a salvação dos homens. O Senhor faz uma obra em nossas vidas para que todos vejam que Ele é um Deus poderoso, salvador e libertador. Davi explicou perfeitamente o que acontece conosco quando temos um encontro com Cristo, o que o Senhor faz por nós. “Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.” (Sl 40.2) Firmou-nos em Jesus para frutificar e para semear a boa semente, a Palavra de Deus e para anunciarmos as grandezas e maravilhas do nosso Senhor. “Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.” (Sl 40.3)

Deus não está preocupado com sua aparência, graduação ou situação financeira, Deus quer o seu coração puro e cheio do amor dele para te usar e pregar o evangelho. Jesus deixou a ordem do “Ide”, mas não especificou se era para o judeu ou para o gentio, se era para homens ou mulheres. Ele disse para os que creram e para os que viriam a crer que pudessem ir e anunciar o evangelho e a toda criatura. A vontade de Deus é essa: que muitos venham a crer no nome dele e possam morar na glória com Ele. Portanto, vá! Não pare! O Senhor conta com você! “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês que está nos céus.” (Mt 5.16)

 :: Kátia Brito

Deixe Deus fazer sua agenda

11/09/2012 09:11

Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem. (Jeremias 7.23)

 

Lembre-se: você faz sua agenda e pode mudá-la. Ore sobre seu dia, sua semana e os alvos de sua vida para descobrir o que Deus quer que você faça e o que Ele não quer também.

Se você não fizer o que Deus diz, deixará as pessoas controlá-lo e manipulá-lo para fazer o que elas desejam. Você pode terminar fazendo coisas para as quais não foi ungido. Se você faz o que Deus lhe diz, Ele o abençoará com alegria, paz, descanso e relacionamentos maravilhosos.

Separe-se para permanecer inteiro

04/09/2012 08:52

O efeito da justiça será paz (interior e exterior), e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre. (Isaías 32.17)

 

Se você se sente compelido a fazer tanto que está se tornando fisicamente esgotado, pode estar sendo empurrado em vez de dirigir sua vida. Lembre-se: você tem de se desligar fisicamente de uma rotina agitada antes que todo seu ser sofra uma crise e “se desligue”. Você tem de se desligar de tudo antes que se desligue física, mental e emocionalmente. Dê tempo a si mesmo para ter uma boa noite de sono.

É tentador fazer tudo o que alguém mais está fazendo, envolver-se com tudo, saber tudo, ouvir tudo, estar em todo lugar, mas isso não é o melhor de Deus para sua vida. Deseje afastar-se do ativismo compulsivo antes que você seja totalmente afastado por algum desgaste! Passe tempo com Deus e peça-Lhe que o ajude a organizar seu dia.

O verdadeiro casamento

09/08/2012 07:53

Voltando ao princípio de tudo, Deus nos ensina que quando nos casamos, temos que deixar pai e mãe para nos tornamos UM com o nosso cônjuge. Isso é casamento! “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.“ Gênesis 2:24. Uma cerimônia religiosa, a bênção de um pastor ou de um padre, um documento no cartório e uma festa milionária não tem poder NENHUM para fazer isto. É uma questão de obediência a Deus. Se você acha que o que estou dizendo é besteira, me diga: Quantos casais (inclusive os cristãos) tiveram uma linda cerimônia, foram abençoados pelo líder da comunidade, assinaram os papéis no cartório, gastaram fortunas com a festa e hoje estão separados ou vivem como dois inimigos? Acho que não preciso justificar mais nada…

Muitos citam aquele famoso versículo de Marcos 10:9: “Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Esse versículo só se torna real se for aplicado conforme o contexto. Se ler todo o capítulo, vai entender que Jesus está falando sobre os casais que realmente se tornaram uma só carne! Estes sim terão o seu casamento guardado por Deus. Viver uma só carne não é uma decisão que você toma só no dia do seu casamento, é uma decisão diária!

Mas afinal, o que é se tornar uma só carne?

Depois que casamos, não podemos mais agir como se fôssemos solteiros e independentes, porque não somos (ou pelo menos não deveríamos ser!). O dinheiro não é mais meu, é nosso! As contas não podem mais ser divididas entre minhas e suas, elas são nossas! Muitos casais enfrentam grandes problemas na área financeira porque ainda não aprenderam a ser uma só carne nessa questão. Ser uma só carne, é ter uma única conta no nome dos dois. Os dois salários se tornam um (caso ambos tenham renda) e as despesas são da família. A forma que esse dinheiro será usado não pode ser decidida apenas por um dos cônjuges, mas pelos dois! É claro que você não vai ligar para o seu marido cada vez que comprar um pão, isso seria ridículo, mas também não vai comprar uma TV sem consultá-lo, ainda mais se as condições financeiras não permitem. Gastos com valores altos devem ser decididos em conjunto (a não ser que seja um presente surpresa e vocês tenham condições para isso). Deve haver um equilíbrio! Uma sugestão, é combinarem um limite de valor, por exemplo “Para compras acima de R$ 50,00, devemos consultar um ao outro.” Agindo dessa forma, além de obedecerem a Deus, evitarão problemas como o da desconfiança: “O seu dinheiro já acabou? Como assim? Com o que gastou?”, “Será que o salário que ele(a) recebe é exatamente este?”. Não há motivos para desconfiança quando os cônjuges agem com transparência.

O dinheiro que o meu esposo recebe não é dele, é nosso. As contas não são minhas, são nossas. Eu não lavo só a minha roupa, eu lavo a nossa roupa. Eu não cozinho só pra mim, eu cozinho para nossa família. Eu não mantenho a casa arrumada para me sentir bem, faço isso porque é o nosso lar! Dessa maneira não tem como dar errado. Não preciso pedir dinheiro pra ele, pois temos uma conta conjunta. Ele confia em mim e eu confio nele. O sentimento que tenho é de estar sendo cuidada e protegida pelo meu marido, o provedor do nosso lar. É um sentimento maravilhoso! E sei que para ele também é assim.

Outro problema é quando um dos dois não coloca em prática o “deixar pai e mãe”. Já viu aquela pessoa que casou mas não sai da casa dos pais? Isso significa desobediência a Deus, ou seja, não viver uma só carne. Desta maneira, seu casamento ficará vulnerável. Não vou perder tempo citando exemplos de problemas que este tipo de atitude traz, pois são inúmeros! Muitos casamentos acabam em divórcio porque mesmo depois de casados, um dos cônjuges continua frequentando a casa dos pais quase que diariamente, colocando a família no meio dos problemas particulares do casal. Sem contar as comparações: “Minha mãe cozinha muito melhor que você!”, “Como era bom morar com meus pais…”, “Meu pai consertava tudo em casa, você não faz nada!”, “Minha mãe lavava e passava a minha roupa toda semana, agora tenho que andar com roupa amassada…”. Meus amigos, se tornar uma só carne é saber que a partir do dia em que você casou, uma nova família surgiu, uma nova história começou. Não há espaço para comparações! Sua família agora é seu cônjuge! Quer evitar problemas? Quer evitar o divórcio? Então deixe o seu pai e sua mãe! Importante: morar junto com os pais depois de casado é sinônimo de problema! Sei que existem exceções, mas no geral é assim, pode acreditar!

Quando casamos não podemos tomar mais decisões sozinhos. Agora somos um! Não posso mais decidir sair do trabalho, ir a uma lanchonete com os meus amigos e não consultar meu marido. Não posso sair sem dar uma satisfação de onde estou, com quem estou e que horas devo voltar. Se você quer viver assim, então não case! Se o seu casamento não está indo bem, posso afirmar que é porque ainda não estão vivendo plenamente um para o outro e de um dos lados (ou dos dois), ainda existe o egoísmo: As minhas coisas, as minhas vontades, os meus programas, os meus amigos, etc e etc. É lógico que você ainda vai fazer coisas que gosta, e muitas vezes sozinho. Eu também faço isso. Saio com minhas amigas, vou tomar um café no shopping com a minha mãe ou minha irmã, mas em momento algum esqueço que sou casada. Meu marido sempre sabe aonde estou, com quem estou e que horas vou voltar, por isso ele confia em mim e vice-versa. Diversas vezes saí para passear e comprei uma roupa ou alguma coisa para as crianças sem consultá-lo, mas eu tinha consciência das nossas condições financeiras e assim que possível o avisava. Ele faz o mesmo. Dessa forma evitamos cobranças desnecessárias e desgaste no relacionamento.

Na área sexual é a mesma coisa. Casamos e agora somos um! O meu corpo serve para satisfazer as necessidades do meu marido e o corpo dele para satisfazer as minhas necessidades. Já disse isso em outros textos e repito: Sexo egoísta não agrada a Deus! Não tenho que me preocupar em me satisfazer, mas sim em satisfazer meu marido. Se os dois tiverem este pensamento, que sexo maravilhoso terão! “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.” 1 Coríntios 7:3-4

 

Outra coisa importante são os programas em família. Agora que sou casada, as prioridades são meus filhos e meu marido. Se sei que ele vai estar em casa depois do serviço, não vou ficar arrumando programas com outras pessoas. Uma vez ou outra acontece, mas sempre não! Se meu marido sabe que é dia de fazer compras, deve se preocupar em estar conosco, nos ajudando, e não em fazer programas sozinho ou com os amigos. Eu não posso resolver viajar se meu esposo não está de acordo, nós tomamos decisões juntos! Se você casou, então assuma as suas responsabilidades, não seja egoísta e imaturo(a)! É muito mais fácil tomar decisões sozinho e fazer o que bem entende, mas só os solteiros fazem isso, casados não! E se fazem, estão dando um passo para cair no abismo do divórcio.

Termino esse post dizendo: Se você não tem vivido como uma só carne com seu cônjuge em TODAS as áreas, TODAS as situações e TODOS os dias, sinto-lhe dizer: o seguinte versículo não se aplica ao seu casamento… “Portanto o que Deus uniu não separe o homem” Mc 10:9

Tome essa decisão hoje, ainda dá tempo!

A batalha é do Senhor

09/08/2012 07:51

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem [que o reverenciam e adoram com respeito] e os livra. (Salmos 34. 7)

No Antigo Testamento, as pessoas carregaram estandartes quando foram guerrear, enviando cantores e músicos à sua frente para a batalha. Quando a tribo de Judá cantou “Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre” (veja 2 Crônicas 20.21), os inimigos ficaram tão confuso que se mataram e se destruíram mutuamente (veja versículo 22).

Quando o rei Josafá preparou-se para a batalha, tomou posição ao se prostrar com o rosto em terra e adorar a Deus (veja versículo 18). Se você tem batalhas a enfrentar, coloque-se na posição de guerra e apenas adore ao Senhor. A resposta de Deus à nossa adoração é: “Não temas nem te desanime diante dessa grande multidão, pois a batalha não é sua, mas do Senhor” (versículo 15).

Não consigo ser santo, e agora?

28/07/2012 16:46

Você já parou para pensar no quanto é difícil ser santo? Este questionamento tem me perturbado durante esta semana por causa do tema principal do ConfraJovem 2012. A gente tenta, insiste e promete aos quatros cantos da terra não fazer novamente, mas sem mais nem menos, você acaba cometendo novamente aquelas velhas “manotas”.

Então você ouve falar que Deus é gracioso e o perdoa de todos os pecados. Ele te limpa da “imundícia”, mas infelizmente o erro é novamente cometido. Se você ama o Senhor e não é nenhum “fanfarrão” que só quer abusar da graça, em algum momento essa situação acaba deixando você triste. É ruim falhar com alguém que só acerta com você. E entristecer o doce Espírito Santo é pior ainda.

Parece um impasse difícil de ser resolvido, mas Ele é grande o suficiente para resolver nossos dilemas. Você não é capaz de vencer o pecado. Mas Jesus não apenas pode como também venceu o pecado por nós. Então por que pecamos tanto? Porque não estamos nele.

Queremos dar frutos sem estar na videira. Queremos ser santos, sem Ele. Essa tarefa é impossível, pois só Jesus muda o nosso caráter. Busque Jesus em vez de ficar horas se lamentando com o pecado. Abandone as horas na internet, para passar seu tempo conhecendo o Espírito Santo. Você só precisa escolher por Ele em vez de gastar sua vida com tanta coisa fútil e desnecessária. E não se vanglorie quando as pessoas lhe chamarem de “santo”. Porque na verdade é Ele e não você o mocinho da história.

: Érica Fernandes

Os males do divórcio

28/07/2012 16:43

Vivemos em um tempo difícil e conturbado. A família tem sido alvo da difamação e da desconstrução. Os valores já não são mais os mesmos. Abrimos mão dos princípios morais em função do “ter”. Esquecemos de que devemos “ser”.

O divórcio tem sido comumente aceito na sociedade. Aliás, tem sido recomendado como algo terapêutico e viável em qualquer aspecto.

Biblicamente falando, não é bem assim!

Jesus ao ser indagado por seus algozes, faz uma menção muito linda: “Não tendes lido que o Criador, desde o princípio…” (Mt 19.4), dirigindo a decisão, não para orientações humanas ou circunstanciais. E sim, para o Senhor Deus, que fez o homem e sua mulher, estabelecendo o princípio de “Uma só carne”. Uma aliança perene e eterna. E, o profeta Malaquias expressa o sentimento de Deus sobre o repúdio – Ele, o Senhor, odeia o repúdio (Ml 2.16).

“O divórcio é a amputação para os que não se deixaram tratar, enquanto a putrefação tomava conta do corpo”. Li esta frase que me chamou muito a atenção. Trata-se de uma atitude covarde e desleal consigo mesmo, caro leitor. Pois, é a contramão de uma cura, de um tratamento, de uma reconstrução que nos impossibilita de viver harmoniosamente na primeira sociedade que somos inseridos – a família, ainda que, permeada com os defeitos e dificuldades.

O divórcio sempre nos trará mais danos que soluções. Você fica mais pobre. Verdade! Se o casal possuía um bem, ou mais, terão que dividi-lo(s) na partilha. O que, em muitos casos, não dá para adquirir mais nada e o recomeçar se torna bem mais oneroso. Trazendo assim um regresso à casa dos pais e ou padrão de vida aquém ao acostumado e conquistado.

Você tende a ter problemas emocionais. Não são poucos os casos de pessoas que se separaram que se embrenharam nas veredas da depressão, da ansiedade e outros transtornos psicológicos. E não podemos deixar de mencionar que, quando há filhos, estes são os primeiros a sinalizarem negativamente os reflexos da decisão tomada por seus pais. Outro aspecto é sempre o desconforto de ver o seu ex-conjuge em outra companhia e até, seus filhos, se submetendo a contatos com pessoas inteiramente estranhas ao seu modo e padrões de vida.

Você perderá em qualidade de vida. Muitos que se separam, ao tentarem se recompor desta árdua batalha, passam a comer mal, procuram novas amizades, normalmente superficiais e sazonais. Por vezes, trabalham mal e são demitidas de seus empregos.

Você se torna refém das armadilhas das trevas. Sim! Nesta hora, o nosso adversário em sua missão – roubar, matar e destruir, aproveitará cada minuto para tentar lhe roubar a paz, a alegria, te afastar de Deus e dos verdadeiros referenciais de amigos. Trabalhará em seu orgulho, a fim de lhe trazer conforto com os prováveis “erros de seu cônjuge”. Em relacionamentos interpessoais NINGUÉM erra sozinho.

Observando estas perdas, o conselho que fica é de lutar sempre para termos um casamento e uma família felizes. Quando desejamos a mudança de nosso cônjuge, veremos que, nós mesmos precisamos mudar primeiro. Temos que nos esforçar para estabelecermos uma comunicação satisfatória entre o casal. Defino como comunicação: É a ação de tornar comum. De que forma você tem exposto seus desejos, seus sonhos, suas vontades a seu cônjuge? O casal e a família irão ganhar? Ou só seu “gosto” que deve ser satisfeito?

Por isso, também devemos pensar que em uma relação causa/efeito, o divórcio se estabelecerá como uma maldição hereditária em nosso ciclo familiar. Muitos casais, sem perceberem, estão reproduzindo as experiências fracassadas de seus pais, permitindo que passe aos filhos e assim por diante.

Posso lhe afirmar: Uma péssima reconciliação é preferível a um bom divórcio. Devemos procurar a terapia certa e o remédio certo no momento certo. A Bíblia Sagrada é para ser lida, mas, principalmente, para ser CUMPRIDA.

Ah! E não se iludam! Tempo de casamento e posição não são seguros contra divórcio. Se a grama do vizinho parece ser mais verde, é porque ele tem cuidado muito bem. E você, tem cuidado bem do seu jardim? Nada dura muito tempo sem manutenção.

 ::Pr. Sérgio Ricardo

No meio do conflito espiritual

29/06/2012 15:17

Pai, eu me humilho debaixo da tua potente mão, para que no devido tempo me exaltes; lançando sobre ti toda a minha ansiedade, porque tens cuidado de mim. Sou sóbrio e vigilante, porque o meu adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar. Resisto-o firme na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão se cumprindo entre os meus irmãos no mundo. Tu, Deus de toda a graça, que em Cristo me chamaste à tua eterna glória, depois de haver sofrido por um pouco, tu mesmo me hás de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. A ti seja o domínio para todo o sempre. Amém.

Porque embora eu ande na carne, não milito segundo a carne, pois as armas da minha milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

Eu venço a Satanás pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do meu testemunho, e não amo a minha vida até a morte.

De ferro e de bronze sejam os meus ferrolhos; e como os meus dias, assim seja a minha força. Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre o Céu para a minha ajuda e na Sua majestade sobre as mais altas nuvens. O Deus eterno é a minha habitação e por baixo estão os braços eternos. Ele lançou o inimigo de diante de mim e disse: destrói-o.

Não prosperará nenhuma arma forjada contra mim; e toda língua que se levantar contra mim em juízo, eu a condenarei; esta é a minha herança como servo do Senhor, e a minha justificação procede de ti, Senhor.

Conheça o Caráter de Deus

29/06/2012 15:13

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir (proverá plenamente), em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Filipenses 4.19)

Jesus espera que plantemos uma boa semente ao mostrar que Ele tem o primeiro lugar em nossa vida. E se o fizermos, receberemos mais do que damos. Sou provada dessa forma em todos os momentos.

Há muitas ocasiões em que Deus me pediu para dar o meu último, o meu único e o meu tudo. Mas, sempre que o fiz, terminei melhor do que estava antes.

Ofereça o melhor a Deus hoje e conhecerá o caráter dAquele que é o El-Shadai, o Deus mais que suficiente (veja Êxodo 6.3).

 

Seja praticante da Palavra

13/06/2012 15:36

Gloriar-se-á no Senhor a minha alma; Salmos 34.2

Descobri três princípios transformadores quando seguidos fielmente a cada dia:

1. Eliminar desculpas e evitar a procrastinação. Seja um praticante da Palavra ao colocar sua fé em ação. A fé sem ação é morta (veja Tiago 2.20).

2. Enfrente a verdade, não importa quanto ela seja dolorosa. A verdade é a única coisa que o fará livre (veja João 8.32). A Palavra de Deus é a verdade. Comece seu dia com a Palavra.

3. Pare de sentir-se infeliz consigo mesmo. Compreenda quem você é em Jesus Cristo. Você é mais do que capaz nele (veja Filipenses 4.13).

1 | 2 >>